Ator
[09/01/1933 <==> 13 / 03 / 2014]
Paulo Afolso Miessa, mais conhecido pelo público como Paulo Goulart, foi um famoso ator brasileiro, lembrado por suas diversas atuações em filmes nacionais, teatro e novelas para a televisão.
Paulo Goulart nasceu na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em 9 de janeiro de 1933 e iniciou sua vida profissional como operador e locutor em uma rádio fundada por seu pai, na cidade de Olímpia, São Paulo.
Paulo Afonso Miessa Recebeu o sobrenome artístico (Goulart) do tio Airton Goulart, radialista, enquanto estudava Química Industrial em Ribeirão Preto, mas já acalentava o sonho de ser locutor de rádio.
E conseguiu chegar nas ondas curtas.
Paulo estreou como ator nas radionovelas em 1951.
Um anos depois, estreava na televisão na novela Helena.
Paulo Goulart conheceu sua esposa, a atriz Nicette Bruno, a qual é apenas 2 dias mais velha do que ele, no ano de 1952, se casando com ela em 1954, gerando uma união de 60 anos.
Ambos declararam seguir os ensinos do Espiritismo há décadas, juntamente com seus filhos.
Paulo e Nicette moraram em Curitiba no início dos anos de 1960, quando foram convidados por Cláudio Corrêa e Castro para lecionar teatro e fazerem parte do primeiro grupo do recém criado Teatro de Comédia do Paraná.
Paulo Goulart começou a carreira aos 18 anos na Rádio Tupi por influência de um tio radialista.
Paralelamente aos primeiros trabalhos como ator, ele chegou a estudar e se formar em química industrial.
Seu primeiro papel na TV Tupi foi em um programa humorístico em que contracenava com Amácio Mazzaropi.
Já no ano seguinte, deixou o humorista para integrar o elenco da novela Helena, de Manoel Carlos, na TV Paulista.
Pouco depois, conheceu a atriz Nicette Bruno, por quem se apaixonou e com quem permaneceu casado até sua morte.
Foi a mulher que lhe apresentou a companhia Teatro de Alumínio, que depois viria a ser batizada de Teatro Íntimo Nicette Bruno, onde o ator fez sua estreia nos palcos com a peça Senhorita Minha Mãe, de Louis Verneuil.
O casal fundou a companhia Teatro Íntimo Nicette Bruno, em 1953.
A carreira no cinema teve início em 1953, quando estreou no longa Destino em Apuros, de Ernesto Remani.
No começo da década de 1960, o ator se mudou com a família para Curitiba para atuar ao lado da mulher no Teatro de Comédia do Paraná e na Escola de Teatro Guaíra.
Goulart voltou a São Paulo pouco depois e foi contratado pela TV Excelsior, onde atuou em novelas como As Minas de Prata (1966), Os Fantoches (1967) e O Terceiro Pecado (1968), todas de Ivani Ribeiro.
Estreou na Globo em 1969 na novela A Cabana do Pai Tomás, adaptação de Hedy Maia do romance Uncle Tom’s Cabin, de Harriet Beecher Stowe, e foi escolhido no mesmo ano para ser um dos protagonistas de Verão Vermelho, de Dias Gomes.
Na história, Flávio Avelar , personagem de Goulart, vivia um triângulo amoroso com as personagens interpretadas por Dina Sfat e Jardel Filho.
Em 1975, o autor montou e dirigiu a primeira peça de sua autoria, Nós Também Sabemos Fazer.
É de sua autoria também os espetáculos Mãos ao Alto, São Paulo! (1980), O Infalível Dr. Brochard (1983) e Look Book Hip House, texto feito em parceria com a filha Bárbara Bruno.
Seus filhos são as atrizes Beth Goulart, Bárbara Bruno e o ator e dançarino Paulo Goulart Filho.
Também era avô das atrizes Vanessa Goulart e Clarissa Mayoral, a qual não tem qualquer parentesco com a atriz Tatyane Goulart.
Um teatro do Esporte Clube Banespa leva seu nome desde 2005.
Sua última novela foi Morde & Assopra em 2011, ano que já sofria de câncer.
Seu último papel na TV foi um papel na série Louco por Elas em 2012, sendo que desde então ficou sem fazer mais novelas e começou a cuidar de si mesmo na luta contra o câncer.
A luta de Paulo Goulart contra o câncer começou em 2011.
Foi quando os médicos descobriram um tumor nos rins. Desde então foram várias internações, tratamento intensivo, mas o câncer se espalhou.
Causa da Morte:
Paulo Goulart morreu 13/03/2014 com 81 anos de idade no Hospital São José na cidade de São Paulo, devido à complicações de câncer que se iniciou no mediastino.
Sepultamento:
O corpo de Paulo Goulart foi sepultado no dia 14/03/2014 no Cemitério da Consolação na cidade de São Paulo.
Rua da Consolação, 1660 - São Paulo - SP.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[23°33'00.4"S, 46°39'22.1''W]
[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
__________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________